contato@idautomacao.com.br

 (47)99912-6741

Há mais de 25 anos instalando conforto, segurança e inteligência.

Automação Residencial

Guia completo sobre automação residencial

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Automação Residencial
5/5

Não faz tanto tempo só podíamos ver o que a automação residencial podia fazer em nossas casas, pelos filmes, em construções super tecnológicas e luxuosas. Porém a automação residencial entrou no gosto das pessoas e vem se revelando em uma possibilidade mais acessível, sendo fundamental nos projetos das casas/apartamentos, sejam novas ou que já passaram por reformas.

Continue lendo para encontrar respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre a tecnologia de automação residencial e obtenha algumas ideias para as soluções de automação residencial incorporarem em sua casa.

Índice

Automação Residencial

Automação Residencial: O que é?

Podemos dizer que a automação residencial é um modo inteligente de controlar sua casa. Inteligente no sentido de unificar diversas atividades (iluminação, cortinas motorizadas, som e vídeo, refrigerador e aquecedor de ar, e o que mais sua imaginação permitir) em apenas uma solução.

Resumindo, a automação residencial é aliar a tecnologia ao conforto de nossas casas. Tornando as atividades do dia a dia mais práticas e facilitando a rotina dos moradores da casa/apartamento. Por fim, a automação nos traz muitos benefícios, otimizando as atividades e trazendo mais conforto, segurança e economia para o seu lar.

Automação Residencial: Quando surgiu?

Com o lançamento do X10 em 1975, um protocolo de comunicação para automação residencial, a casa inteligente, uma vez um sonho para os Jetsons , ganhou vida. O X10 envia rajadas de radiofrequência (RF) de 120 kHz de informações digitais para a fiação elétrica existente em uma casa para tomadas ou interruptores programáveis. Esses sinais transmitem comandos para os dispositivos correspondentes, controlando como e quando os dispositivos operam. Um transmissor pode, por exemplo, enviar um sinal ao longo da fiação elétrica da casa, informando ao dispositivo para ligar em um horário específico.

Automação Residencial

Automação Residencial: Quais áreas podem ser automatizadas?

Atendendo a necessidade dos moradores, a automação conecta através de smartphones/tablet/controladora digital os seguintes aparelhos, dispositivos:

– Luzes;
– Tomadas elétricas;
– Equipamentos de som e vídeo;
– Cortinas motorizadas; Persianas motorizadas; Toldos motorizados;
– Sistema de controle de temperatura (refrigeração e aquecimento);
– Cascatas de piscina; Luzes de piscina;
– Câmeras de vigilância; e muitos outros equipamentos.

Esta integração de sistemas é o que chamamos de cenários. As cenas são programadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Tornando cada projeto único e exclusivo. Exemplo de cena: “chegar em casa”. Com apenas o toque de um botão em seu smartphone liga todos os equipamentos de som e vídeo para tocar sua música preferida. Ajustam as luzes dimerizadas da casa, fecham as cortinas e liga o ar condicionado. Tornando assim, o ambiente perfeito para o momento.

Automação Residencial

Automação residencial: Benefícios, conforto e acessibilidade

Em se tratando de conforto, o que as pessoas mais gostam é poder acionar pelo seu smartphone/tablet os cenários de iluminação com poucos toques já liga as luzes desejadas para cada momento do seu dia; Automatize os equipamentos de som e vídeo, nada mais de ficar decorando quais controles remotos precisa pegar e saber quais botões usar em sua sala de home theater, com a automação você toca em um botão no aplicativo da automação e ele faz tudo pra você! Liga a tv no INPUT correto, o receiver na saída para o que você deseja assistir, demais equipamentos (tv por satélite, dvd, etc..); Com a automação de cortinas motorizadas você pode fechar as cortinas da sala, ligar o ar condicionado na temperatura adequada e pronto, você só precisa curtir este momento.
Automação Residencial

Automação Residencial: Segurança em domótica

No quesito segurança, caso ouça algum barulho na casa pode acionar todas as cenas de luz dos ambientes, por exemplo; Ou se for viajar pode controlar a sua casa de onde você estiver ou ainda programar horários para as luzes ligarem, os equipamentos de som e vídeo; abrir ou fechar cortinas, enfim fazer como que se tivesse alguém em casa.
Automação Residencial

Automação Residencial: Economia de energia

Sobre a economia que a automação residencial permite que os equipamentos sejam desligados quando não estiverem mais sendo usados. Desligar ar condicionado que estejam ligados sem necessidade, lâmpadas acesas durante o dia, ou demais dispositivos que estejam controlados pelo sistema da automação.

Automação Residencial

Automação Residencial: Conclusão

Resumindo, a automação residencial é aliar a tecnologia ao conforto de nossas casas. Tornando as atividades do dia a dia mais práticas e facilitando a rotina dos moradores da casa/apartamento. Por fim, a automação residencial nos traz muitos benefícios, otimizando as atividades e trazendo mais conforto, segurança e economia para o seu lar.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Veja as obras que realizamos em cases e portfólio.
Rolar para cima
Precisa de ajuda?
Fale com nosso suporte