Automação Residencial
Compartilhe:
Não faz tanto tempo só podíamos ver o que a automação residencial podia fazer em nossas casas, pelos filmes, em construções super tecnológicas e luxuosas. Porém a automação residencial entrou no gosto das pessoas e vem se revelando em uma possibilidade mais acessível, sendo fundamental nos projetos das casas/apartamentos, sejam novas ou que já passaram por reformas.
Continue lendo para encontrar respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre a tecnologia de automação residencial e obtenha algumas ideias para as soluções de automação residencial incorporarem em sua casa.
Índice

Automação Residencial: O que é?
Podemos dizer que a automação residencial é um modo inteligente de controlar sua casa. Inteligente no sentido de unificar diversas atividades (iluminação, cortinas motorizadas, som e vídeo, refrigerador e aquecedor de ar, e o que mais sua imaginação permitir) em apenas uma solução.
Resumindo, a automação residencial é aliar a tecnologia ao conforto de nossas casas. Tornando as atividades do dia a dia mais práticas e facilitando a rotina dos moradores da casa/apartamento. Por fim, a automação nos traz muitos benefícios, otimizando as atividades e trazendo mais conforto, segurança e economia para o seu lar.
Automação Residencial: Quando surgiu?
Com o lançamento do X10 em 1975, um protocolo de comunicação para automação residencial, a casa inteligente, uma vez um sonho para os Jetsons , ganhou vida. O X10 envia rajadas de radiofrequência (RF) de 120 kHz de informações digitais para a fiação elétrica existente em uma casa para tomadas ou interruptores programáveis. Esses sinais transmitem comandos para os dispositivos correspondentes, controlando como e quando os dispositivos operam. Um transmissor pode, por exemplo, enviar um sinal ao longo da fiação elétrica da casa, informando ao dispositivo para ligar em um horário específico.

Automação Residencial: Quais áreas podem ser automatizadas?
Atendendo a necessidade dos moradores, a automação conecta através de smartphones/tablet/controladora digital os seguintes aparelhos, dispositivos:
– Luzes;
– Tomadas elétricas;
– Equipamentos de som e vídeo;
– Cortinas motorizadas; Persianas motorizadas; Toldos motorizados;
– Sistema de controle de temperatura (refrigeração e aquecimento);
– Cascatas de piscina; Luzes de piscina;
– Câmeras de vigilância; e muitos outros equipamentos.
Esta integração de sistemas é o que chamamos de cenários. As cenas são programadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Tornando cada projeto único e exclusivo. Exemplo de cena: “chegar em casa”. Com apenas o toque de um botão em seu smartphone liga todos os equipamentos de som e vídeo para tocar sua música preferida. Ajustam as luzes dimerizadas da casa, fecham as cortinas e liga o ar condicionado. Tornando assim, o ambiente perfeito para o momento.

Automação residencial: Benefícios, conforto e acessibilidade

Automação Residencial: Segurança em domótica

Automação Residencial: Economia de energia
Sobre a economia que a automação residencial permite que os equipamentos sejam desligados quando não estiverem mais sendo usados. Desligar ar condicionado que estejam ligados sem necessidade, lâmpadas acesas durante o dia, ou demais dispositivos que estejam controlados pelo sistema da automação.

Automação Residencial: Conclusão
Resumindo, a automação residencial é aliar a tecnologia ao conforto de nossas casas. Tornando as atividades do dia a dia mais práticas e facilitando a rotina dos moradores da casa/apartamento. Por fim, a automação residencial nos traz muitos benefícios, otimizando as atividades e trazendo mais conforto, segurança e economia para o seu lar.
Compartilhe: